O presidente russo Vladimir Putin – assumidamente LGBTfóbico e ignorante no assunto, obviamente – cometeu uma gafe e tanto no último encontro do G20.

Enquanto respondia ao cantor Elton John e suas críticas sobre a falta de reconhecimento dos Direitos LGBTs na Rússia, Putin se enrolou todo e tentou se referir a pessoas transgênero chamando-as de transformers, informou o portal GayStarNews.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Agora já colocaram seis ou cinco gêneros – trans… transformers… Nem sei direito”, disse ele tentando se corrigir todo confuso e tendo a pachorra de dizer: “Eles é que precisam parar de nos violentar nossos valores!” sendo presidente de um país que é um dos mais LGBTfóbicos do mundo, onde cidadãos LGBTs literalmente correm risco de morte todos os dias.

O momento, é claro, virou notícia e viralizou na Internet, além de transformar Putin – um líder de Estado completamente ignorante em questões como a LGBT – em chacota internacional.

VEJA TAMBÉM:  Tá feliz, Fifa? Rússia manda matar milhares de cães de rua para “limpar” país da Copa

Aí que o líder da Associação LGBT Russa, Svetlana Zakharova, decidiu educar Putin e os mal informados enviando cartilhas aos escritórios dos mesmos, não apenas à Putin mas também figuras como Alexander Ykubovsky, membro do Conselho Geral da Rússia Unida, que cuida (em tese) dos Direitos Humanos no país.

“Entender sobre as violações dos direitos de pessoas de diferentes orientações sexuais ou identidade de gênero é parte do trabalho de um defensor dos direitos humanos”, disse Svetlana.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).