Em meio a manifestações contra o racismo nos Estados Unidos, várias personalidades e artistas tem se posicionado e sendo bastante ativos em defesa da causa, incluindo participantes de Rupaul’s Drag Race, como Monique Heart, Bob The Drag Queen e Latrice Royal.

No entanto, a drag Manila Luzon usou suas redes sociais para se manifestar em defesa dos oficiais da polícia e gerou reações indignadas com posicionamento.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Inicialmente, Manila publicou, em 30 de maio, um tweet aparentemente aleatório de agradecimento aos bombeiros e policiais pelos serviços prestados.


“Eu quero agradecer os bombeiros dos EUA por apagar incêndios. Eu quero agradecer os policiais que estão se curvando em solidariedade aos manifestantes pacíficos! Obrigado”, afirma na publicação.

Após a repercussão negativa, a drag queen apagou a publicação e justificou:

VEJA TAMBÉM:  Saiu o cast da 12ª temporada de RuPaul's Drag Race; vem ver quem entrou!

https://mobile.twitter.com/manilaluzon/status/1267316491797491713

“Eu apaguei um tweet. Eu estava tentando arduamente apoiar mudanças positivas! Agora entendo que muitos de nós ainda estamos tão zangados com séculos de racismo e brutalidade policial. Estou vendo tantas pessoas abrindo os olhos e usando suas vozes agora! É disso que precisamos”, escreveu no post.

Manila ainda aponta que: “temos a capacidade de mudar, eu também estou mudando e crescendo! Quero que a polícia que está nos matando e nos maltratando pare! Eu quero essa mudança assim como você. Eu vi um vislumbre de esperança com alguns oficiais que estavam ajoelhados em solidariedade com manifestantes pacíficos e eu posso ver essa revolução começando a se firmar! Como você, eu sei que o melhor é não se agrupar em um grupo de pessoas para julgar os outros! É exatamente para isso que estamos lutando!”

VEJA TAMBÉM:  Após ter loja pichada em protestos antirracismo, Marc Jacobs defende manifestantes

“Então pare com essa merda de ACAB*! É difícil porque a polícia constantemente abusa do próprio poder, mas vamos fazê-los mudar! Eles tem que [mudar]! Eu sei que ainda temos muito a percorrer, e toda essa mágoa e raiva eu sei que vamos curar quando vencermos essa luta para acabar com o racismo. Enquanto lutamos, encorajo todos a abrir nossos corações e mentes para fazer mudanças para o melhor”, acrescenta.

Após a tentativa de se explicar, Manila publicou no Instagram um vídeo que gerou ainda mais indignação com o posicionamento. No vídeo, a drag reforça a fala dos tweets e defende manifestações que não generalizem policiais como inimigos, mas sim que possam trazer eles para o nosso lado. Manila ainda criticou a depredação de patrimônios e a violência nas manifestações.

VEJA TAMBÉM:  Confira as possíveis queens da season 2 de "Drag Race UK"

View this post on Instagram

by encouraging more change!

A post shared by Manila Luzon (@manilaluzon) on

Em resposta, Aquaria, 10ª Rainha de Rupaul’s Drag Race, criticou a fala de Manila: “porque não gastar 5 minutos e 27 segundos promovendo pessoas pretas e defendendo o jeito que eles querem protestar, em vez de gastar este tempo defendendo porque você acha que policiais e propriedades importam mais?”, questionou.

Várias respostas ainda brincavam dizendo: “Naomi Smalls estava certa” ou “Todos digam obrigado, Naomi Smalls”.

*A.C.A.B. é um acrônimo da expressão em inglês All Cops Are Bastards (“todos os policiais são bastardos”).