Mais uma militância completamente equivocada da participante Lumena no BBB21

Enquanto a sister jamais problematizou Gilberto ser chamado de “sujinho” por Nego Di (e ter sua negritude questionada! Pra uma militante fervorosa, colorismo deveria ser uma pauta relevante, né?) e nem viu nada demais no constante abuso psicológico de Karol Conká com Lucas na casa mesmo sendo psicóloga, em conversa com a rapper no reality, Lumena tentava justificar seu ranço por Carla Diaz de maneira simplesmente injustificável.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Ela ter ganho um jogo de sorte? Não é minha prioridade de sentimentos dessa prova. Sinto muito gata! Eu não era fã de Chiquititas! Chiquititas não tinha uma criança preta, uma atriz preta!”, disse Lumena.

Em seguida, Karol Conká tentou corrigí-la: “Tinha uma!”, lembrando de Pata, o que Lumena fez questão de passar batido, se esquecendo também de outros nomes do elenco como os personagens Mosca, Dani e Chico, o cozinheiro do orfanato.

VEJA TAMBÉM:  Xuxa desabafa sobre Sarah ser bolsominion: "Decepção!"
Pata (Aretha Oliveira) e Chico (Gésio Amadeu) em Chiquititas de 1997. (Foto: Reprodução)
Pata (Aretha Oliveira) e Chico (Gésio Amadeu) em Chiquititas de 1997. (Foto: Reprodução)

São poucos negros no elenco de Chiquititas? Sim, com toda certeza! A diversidade na obra está longe de representar um país como o Brasil. Mas vale lembrar aqui que Carla Diaz era uma criança de 4 ou 5 anos em 1997. E mesmo que não fosse, não tinha qualquer responsabilidade sobre a escalação de elenco da novela, sendo apenas uma atriz contratada. Ah, e em 1997 infelizmente ainda não se pensava nestes recortes e diversidade como hoje pensamos e questionamos.

E que bom que evoluímos de lá pra cá, né? E em muito graças justamente à militância, mas a militância necessária, não a exagerada ou seletiva como parece que é o caso de Lumena no BBB.

O fato é que, em nenhum momento há qualquer culpa de Carla Diaz pra Lumena vir justificar suas críticas ou incômodo à ela com esse motivo no BBB21 da Globo.

VEJA TAMBÉM:  BBB21: Arthur Picoli comenta que posaria nú após o reality

No Twitter, a atitude de Lumena foi muito criticada, inclusive por militantes: “A militância fez muita gente poder andar na rua, poder viver, poder ter um emprego. Quando banalizam causas dessa maneira é como se todo um movimento desse um passo pra trás”, disse o internauta @umalguemincomum.

Assista ao momento de Lumena e Karol Conká criticando Carla Diaz no vídeo abaixo:

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Lumena implica gratuitamente com Carla Diaz. Anteontem a militante questionou Carla por que a atriz olhava tanto pra ela, do nada! Veja no vídeo abaixo:

Em outra ocasião, Lumena chamou Carla Diaz de “sem melanina”, “desbotada” e “com olho de boneca assassina”.

Mais um desserviço de Lumena que apenas banaliza militâncias necessárias com seus delírios, enquanto tanto mais acontece na casa ao que ela simplesmente fecha os olhos.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).