O youtuber americano James Charles está nas manchetes de vários sites internacionais depois que brigou com sua amiga e também influenciadora digital Tati Westbrook, o que resultou em uma perda de mais de quatro milhões de inscritos no Youtube e perdeu seguidores no Instagram.

Mas quem exatamente é ele e porque tanta repercussão sobre uma briga de amigos influencers que jogaram a lama na internet para todos mundo saber?!?

Charles é gay assumido e considerado o guru de maquiagem nos Estados Unidos. Ele tem 19 anos, tinha cerca de 16,5 milhões de assinantes na sexta-feira (10), segundo o Social Blade. Esse número caiu para cerca de 13,438 milhões na tarde de terça-feira e não mostra sinais de desaceleração. Parece resultar de uma briga entre ele e sua mentora de longa data, e companheira de beleza, Tati Westbrook.

Na semana passada , o maquiador foi ao Met Gala, em nome do YouTube, e viajou para a Austrália para encontrar milhares de fãs.  E nesta semana, ele se tornou o mais novo vilão da internet e o drama começou em abril, quando Charles publicou um anúncio dos suplementos Sugar Bear Hair em um story no Instagram. O problema é que essa marca é um grande concorrente dos suplementos de Tati, da Halo Beauty. Ela discordou da forma como a marca foi promovida e disse que ele estava agindo de modo sexualmente “agressivo” com outros homens. Oi???

James Charles no Met Gala em New York desse ano

Então, na sexta-feira (11), Tati quebrou o silêncio e publicou um vídeo de 43 minutos para explicar a confusão e sua decisão de interromper a amizade com Charles. No vídeo, intitulado “Bye Sister”, Tati falou de Charles por um comportamento que ela desaprovava. Tati, que James considerava uma mentora, compartilhou que estava se sentindo “traída” e “perdida” no Instagram. Ela nunca disse especificamente sobre o que estava falando, mas as pessoas ligaram os pontos.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Resumindo, Tati disse que ela sempre ajudou e promoveu James Charles sem pedir nada em retorno. “Minha relação com James Charles não é transacional. Eu não pedi nada para ele, eu nunca estive em um post no Instagram dele”, disse ela. Por outro lado, Tati disse que ela conseguiu contratos com marcas e várias outras oportunidades para ele porque ela queria “ver as pessoas crescerem”. O marido dela, James Westbrook, também ajudou o youtuber bastante e ela achou que Charles o desrespeitou.

Tati Westbrook acusa James de chantagear homens héteros para ficarem com ele

Entre as várias razões pelas quais ela está cortando laços com James, uma delas é que ela acredita que ele é ingrato pelas oportunidades que recebeu. Além disso, ele não ajuda os outros. “O quão egocêntrico você tem que ser para achar que você está tendo dificuldades? Você é um milionário de 19 anos. Você não pode acordar e se estressar sobre como o seu emprego é injusto. Isso é ridículo pra mim”, desabafa ela. “Saia do pedestal e tenha respeito. Você não tem nenhum pelas pessoas que estão nessa indústria e isso é triste”. Ela também não gostou do fato de frequentemente ter ele como um convidado em seu canal, mas ele mal a convida para o dele.

Para quem não sabe, James tem sido acusado por vários ex-amigos de ter agido de forma manipuladora. No vídeo, Westbrook afirmou que o youtuber chantageava homens héteros para ficarem com ele, algo que ela afirmou já ter falado para ele pessoalmente.

James depois se desculpou em um vídeo de 8 minutos. Ele estava sem maquiagem e de blusa moletom. “Eu odeio saber que eu decepcionei não só os meus [fãs], mas também duas pessoas que foram exemplos enquanto eu fazia isso”.

James Charles ´pedindo desculpas em vídeo para Tati

“O que é pior é que não tem nada que eu possa dizer ou fazer para ter essa amizade ou a confiança deles de volta, mas eu não culpo eles por isso”, ele adicionou. “Muitas vezes no passado, eu agi impulsivamente, surtei, tentei expor fatos e capturas de tela, me coloquei no papel de vítima e eu não farei isso hoje. Isso é tudo o que eu tenho a dizer. Me desculpem”.

Tati não respondeu ao pedido de desculpa de James, mas o vídeo tem mais de dois milhões de dislikes. Vale lembrar que o youtuber também se envolveu em outras polêmicas por cobrar muito caro por seus ingressos de meet and greet (com alguns chegando a quase R$ 2 mil).

Nova polêmica e novos fatos

Mas a treta ainda não acabou! Sim! Isso mesmo! Nesta terça-feira (14) vários prints foram publicados no Twitter, mostrando conversas do influenciador com amigos, que apontam novas versões da história. Nikita Dragun, também youtuber e amiga de Charles, compartilhou algumas mensagens em seu Twitter, mostrando que um incidente havia feito com que ele trabalhasse com a marca rival de Westbrook. Nas mensagens, James pediu que Dragun conseguisse um ingresso de artistas para o Festival Coachella.

“Baby, você pode me fazer um favor e mandar uma mensagem para a pessoa da SugarBear e perguntar se eles têm alguma entrada de artista extra para este fim de semana, e que eu faço Stories”, escreveu James, prometendo fazer a publicação que acabou gerando todos os problemas. Foi então que Nikita fez a ponte entre os contatos, conseguindo os convites para ele.

Eis que surge mais personagem na história, dizendo que não foi bem isso que aconteceu. O perfil no Twitter do canal do YouTube “Tea Spill” publicou prints de suas conversas, provando que James havia relatado tudo de uma outra forma. Segundo Tea, seria a própria marca que teria oferecido isso a ele: “Estava sendo cercado por todos os lados e a equipe da SugarBear ouviu isso de alguns influencers que estavam lá. E eles me mandaram uma mensagem tipo, ‘Oi, James, temos um convite extra para você e um amigo, caso queira ir para os bastidores’”, contou Charles.

A partir disso, a marca teria pedido em troca do favor, uma postagem de Story pelo Instagram: “Eles disseram, ‘1 IG Story para nossa nova vitamina do sono e você pode postar depois do festival, na segunda-feira’. E eu disse, ‘Me dá a caneta para assinar’”. Contudo, as controvérsias não param por aí…

Com todo esse escândalo, a situação de James Charles não está nada boa! O assunto continua dominando as redes sociais e sendo publicado pela mídia internacional. Apesar dele ter feito um vídeo se retratando e pedindo desculpas, ele já perdeu mais de 4 milhões de inscritos em seu canal do Youtube, e mais de dois milhões de seguidores em suas redes sociais. Dentre eles, a empresária Kylie Jenner; os músicos Shawn Mendes, Demi Lovato, Miley Cyrus, Katy Perry, e Iggy Azalea; os youtubers Tana Mongeau, Jeffree Star e Shane Dawson, e a companhia de cosméticos Morphe Brushes.

Provavelmente, James ainda perderá muitos contratos com todo isso.