O Vasco Futebol Clube acaba de adotar uma medida inclusiva, inédita e que serve de exemplo a todos os outros times de futebol. Ele é o primeiro clube brasileiro a permitir o uso de nome social na carteirinha de torcedores trans.

Conforme publicou o site oficial do time, a ideia foi desenvolvida pelo Departamento de Responsabilidade Social e História do Clube em parceria com a Vice-Presidência de Comunicação (Secretaria).

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Nas redes sociais oficiais, foi postada uma mensagem anunciando a novidade e lembrando do histórico do clube que sempre lutou por causas sociais.

Infelizmente muitos torcedores reagiram com transfobia e demérito nas redes sociais, o que não é novidade em um meio machista como o do futebol e torna a iniciativa ainda mais importante.

Torcida do Vasco. (Foto: Reprodução / Redes sociais)
Torcida do Vasco. (Foto: Reprodução / Redes sociais)

Leia a nota na íntegra:

“No Dia Internacional da Visibilidade Trans, o Vasco da Gama chama atenção para a possibilidade de associados trans poderem utilizar seus nomes sociais na carteirinha de sócio do Clube, em qualquer modalidade (sócio-torcedor ou estatutário).

O Vasco lançará algumas ações para que cada vez mais pessoas trans, e a comunidade LGBTQIA+ no geral, façam parte de sua história, que sempre foi inclusiva.

Este movimento faz parte da criação de uma política perene que tem sido desenvolvida pelo Departamento de Responsabilidade Social e História do Clube, desta vez em parceria com a Vice-Presidência de Comunicação (Secretaria)”.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).