O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) está aberto para aqueles que realizaram o exame do Enem no ano passado e há um sistema de cotas reservadas para alguns grupos específicos.

Um desses grupos é o de pessoas transexuais, que podem solicitar ingresso na universidade por meio de 142 vagas especiais, segundo um levantamento do site Quero Bolsa.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A grande maioria das vagas está na Bahia, com 102, e o resto em São Paulo, com 40. São três universidades que ofertam as cotas: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com 84 vagas, Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) com 40 vagas e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com 18 vagas. Mas atenção, cada universidade tem um edital diferente e também requerem outros aspectos, como baixa renda e ter frequentado o ensino médio em escola pública.

VEJA TAMBÉM:  Cursinho pré-vestibular gratuito destinado a pessoas trans abre inscrição

As três cidades com mais oferta de reserva de vagas são São Bernardo do Campo e Santo André (SP), ambas com 20 vagas, e Salvador (BA), com 15, são as cidades que mais ofertas de oportunidades.

O site também fez um levantamento dos cursos mais beneficiados com as cotas para pessoas transexuais. São eles: Interdisciplinar em ciência e tecnologia (24), Pedagogia (14), Letras (10), Interdisciplinar em ciências e humanidades (8), e História (6).

Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.