Em entrevista à jornalista americana Rachel Maddow, o pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Pete Buttigieg se abriu sobre as dificuldades de se assumir gay publicamente em sua vida e carreira.

Foi somente em 2015 – com trinta e poucos anos – que ele teve esta atitude, enquanto já era prefeito da cidade de South Bend, posição que ocupa até hoje.

“Antes de mais nada, demorou muito até me assumir para eu mesmo. Eu mesmo me enganava dizendo que não era necessário, que compraria uma guerra… E acho que muitos de nós ainda tem esse medo. Demorou muito até que eu me resolvesse em relação a isso”, disse ele à entrevistadora.

Buttigieg explicou que primeiro saiu do armário para amigos próximos e parentes, antes de assumir publicamente quando já era prefeito. Uma das dificuldades, para ele, era justamente a carreira que seguiu, como militar e prefeito eleito no Indiana: “Era algo incompatível, ser abertamente gay e com este background!”, disse ele.

Uma das coisas que mais mudou sua encarar o armário onde vivia foi sua estada no Afeganistão: “Percebi que você só consegue ser uma pessoa nesta vida. Você nunca sabe o quanto tempo vai ter na Terra. Quando voltei de lá, percebi: ‘Preciso fazer algo em relação a isso!’”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Foi então que ele decidiu se assumir gay publicamente em um editorial na época de sua campanha de reeleição.

Embora Buttigieg esperasse que sua boa administração da cidade de South Bend o conduzisse à reeleição – o que felizmente aconteceu – ele não sabia como seria a reação pública ou mesmo como agir diante da revelação da orientação sexual sendo um político: “Não havia nenhuma cartilha de como proceder, nenhum executivo do Indiana jamais fez isso, viveu fora do armário!”.

Confira abaixo a entrevista completa:

Fato é que, conseguindo ou não a presidência dos Estados Unidos, Pete Buttgieg já fez história por ser o primeiro prefeito abertamente gay dos Estados Unidos e primeiro pré-candidato LGBT à presidência do país em toda História.

Ainda que esteja em terceiro lugar, pesquisas recentes mostram aumento de apoio ao pré-candidato para que seja escolhido pelo Partido Democrata a disputar a presidência em 2020.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).