O departamento de polícia da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, vai celebrar o mês do Orgulho LGBT e os 50 anos de Stonewall (berço dos Direitos LGBTs no mundo), ganhando novos uniformes e viaturas nas cores do arco-íris.

O brasão da polícia, bordado nas cores dourado e arco-íris também serão vendidos ao público pelo preço de U$ 20 dólares. Todos os fundos serão doados para a Larkin Streeth Youth Services, uma ONG que apoia pessoas LGBTs sem moradia.

O Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD) escreveu em seu facebook: “O SFPD se esforça para ser um departamento diversificado e tem funcionários em quase todos os níveis. Queremos incentivar conversas positivas com as comunidades LGBTQ e o Pride Patch simboliza nossa inclusão. ”

Detalhe do uniforme comemorativo ao Stonewall.

A iniciativa ganhou elogios, mas claro que também críticas. Muitos internautas lembraram de quando a própria polícia de São Francisco, décadas atrás foi a própria que reprimiu os primeiros protestos por direitos LGBTs. “Lembra quando a SFPD invadiu um bar gay e espancou brutalmente dezenas de homens queer após os tumultos?”, disse um internauta.

Nova viatura da polícia de São Francisco.

Entretanto, a maioria parece ter acolhido bem a iniciativa, que não apaga o passado, mas mostra uma evolução e mudança de postura na segurança pública de São Francisco, que é o que realmente importa.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).