Um estudo feito nos Estados Unidos apontou que mulheres norte-americanas ganham, em média, 20% menos do que homens. Pensando nessa estatística, a Hasbro, famosa empresa de brinquedos e jogos de tabuleiro resolveu inverter essa realidade em uma nova versão do jogo “Monopoly“.

Batizado de “Ms. Monopoly” (algo como “Sra. Monopoly“), o jogo ainda segue com a mesma estrutura: os jogadores precisam acumular riquezas e propriedades e falirem seus concorrentes. Entretanto, como forma de refletir sobre a diferença salarial entre homens e mulheres, uma nova regra foi incorporada:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O banqueiro deverá distribuir 1.900 em dinheiro para cada jogadora e 1.500 para cada jogador. A diferença continua toda vez que um jogador passa, as mulheres recebem 240 em dinheiro e os homens 200“. Ou seja, jogadores homens serão tratados no jogo como as jogadoras mulheres são tratadas na vida real.

VEJA TAMBÉM:  Centenas de feministas rejeitaram o argumento de que direitos trans ameaçam mulheres cis

Outra novidade são os investimentos disponíveis no jogo. Em vez de investir em imoveis, a nova versão traz invenções e inovações feitas por mulheres, que vão desde biscoitos com gotas de chocolate até coletes à prova de balas e aquecimento solar.

Nos certificamos de que tudo fosse autêntico e ainda um jogo divertido para as famílias brincarem e aprenderem sobre coisas que amam e que não sabiam que foram inventadas por mulheres“, disse Jen Bonswinker, diretora sênior de estratégia e marketing da Hasbro Gaming.

Um fato interessante e que o próprio Monopoly foi inventado por uma mulher.

Originalmente batizado de “The Landlord´s Game” (que pode ser traduzido como “O Jogo do Senhorio“), a primeira versão do jogo foi inventado por Lizzie Magie em 1907 e tinha como propósito questionar as consequências negativas de concentrar propriedades de terra em monopólios privados.

VEJA TAMBÉM:  Demi Lovato fala sobre sua sexualidade: “Sou fluída. A amor é amor"

Na época, Magie propôs dois conjuntos de regras: “um conjunto antimonopolista no qual todos eram recompensados quando a riqueza era criada, e um conjunto monopolista no qual o objetivo era criar monopólios e acabar com seus oponentes“.

Charles Darrow criou uma versão similar do jogo de Magie alterando os nomes de propriedades e vendeu a ideia para um empresa de jogos que mais tarde comprou a patente de “The LandLord´s Game” por U$500 dólares. Em seguida, batizaram o jogo de “Monopoly” e começaram a produzi-lo no final de 1930.

Monopoly” é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo. Foi traduzido para mais de 103 idiomas e jogado por mais de um bilhão de pessoas em 114 países.