Pabllo Vittar sempre sensata, né? A drag queen mais seguida do mundo aproveitou o mês mundial do HIV, Dezembro, para conscientizar e atualizar seus mais milhões de seguidores no Instagram.

Em seus Stories, a cantora se mostrou atualizada e responsável sobre o assunto, falando até sobre PrEP, o método de prevenção ao HIV que tem reduzido drasticamente – como nunca antes na história – os números de infecções por HIV em todo o mundo, onde quer que seja aderida na saúde, como até mais recentemente em São Paulo.

“Estamos no Dezembro Vermelho, mês de prevenção do HIV e AIDS e estão rolando várias informações atualizadíssimas sobre esse assunto! Que tal bonita, você se informar mais um pouquinho?”, começa Pabllo.

Em seguida, ela cita alguns exemplos: “Quanto mais se informar, menos chances a gente vai ter de cometer sorofobia e de espalhar notícia fake por aí! Por exemplo, que HIV mata ou que quem usa PrEP é promíscuo!”.

E realmente, como lembrou Pabllo, há muito achismo e desinformação quanto à PrEP nas redes sociais, além de disseminação de fake news a respeito do medicamento, dúvidas em relação a outras ISTs que não necessariamente condizem com os fatos, além de até certo moralismo em alguns casos.

VEJA TAMBÉM:  Seu crime foi gravar! Vem rir dos vídeos mais engraçados do #SeuCrimeChallenge da Pabllo Vittar

Mas nada de novo em uma sociedade cuja maioria na década de 80 era contra camisinha (como, por exemplo lembra Dráuzio Varella citando o papel ‘genocida’ da própria Igreja no documentário “Cartas Para Além do Muro”) e na década de 60 era contra pílula anticoncepcional… Toda inovação ou avanço da ciência no que diz respeito a medicina e sexo como fonte de prazer, costuma ter essa reação de parte de uma sociedade conservadora e de valores cristãos como é a brasileira, mesmo entre alguns LGBTs ou mesmo pessoas que não necessariamente são religiosas, mas absorvem estes valores e reproduzem sem questionar.

Se você não conhece ainda a PrEP ou tem dúvidas, informe-se no vídeo abaixo:

A fala de Pabllo Vittar, que serve de conscientização e alerta aos jovens, faz parte de uma ação do perfil Movimento Posithivo do Instagram, criado para divulgar informações recentes e verdadeiras sobre o HIV. “O que mata é o preconceito! Vamos se informar, tá bom meninas?”, conclui a drag aos seus seguidores.

VEJA TAMBÉM:  Londres ganha faixa de pedestres com bandeira do orgulho trans, HIV-positivo e negro

Veja abaixo o vídeo de Pabllo falando sobre PrEP:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).