Em uma edição histórica, o Fantástico, da TV Globo, preparou uma matéria muito especial para contar a história dos Direitos LGBTs no mundo. 

O especial se deu devido à comemoração dos 50 anos de Stonewall, a primeira revolta acontecida em Nova York, nos Estados Unidos, em 1969, que deu origem ao movimento LGBT e os Direitos LGBTs no mundo.

Se hoje podemos casar e adotar filhos, se é possível que a homossexualidade comece a ser tratada com a naturalidade que de fato tem, devemos tudo a este momento da história do mundo, que é relativamente muito recente.

Devemos tudo aos primeiros que deram a cara a tapa para enfrentar a polícia em uma rebelião que gerou mortes e durou mais de 10 dias, deu origem à todas as Paradas LGBTs pelo mundo quando se começou a falar em “Direitos Gays” e nem a sigla LGBT existia ainda.

Reunindo personalidades e ativistas LGBTs de várias gerações, o Fantástico contou, em um mini documentário criado pelo jornalista Dário Menezes, como foi que tudo isso aconteceu, como progredimos de lá para cá, e claro, o que falta para conquistarmos a plena igualdade (sem querer fazer spoiler, mas Milly Lacombe tomba com tudo em seu comentário final!).

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Assista na íntegra aqui no Globoplay e compartilhe. Precisamos saber da nossa história e não vamos dar nem um único passo atrás em tudo que conquistamos. Ninguém volta pro armário.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).