O reverendo Deon Kevin Johnson tornou-se o 11º bispo da Diocese Episcopal do Missouri, nos Estados Unidos. Isso fez dele o primeiro negro abertamente gay a ocupar o cargo nos 179 anos de história da diocese.

Segundo divulgado pelo portal Advocate, Johnson foi ordenado e consagrado no último sábado (13) em uma cerimônia na Catedral da Igreja de Cristo em St. Louis. “Neste momento vemos um descendente de povos escravizados a ser chamado para ser o bispo do Missouri. Deus é bom!” disse ele durante sua ordenação, de acordo com o Episcopal News Service.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Para o povo do Missouri, temos uma nova história e uma nova ousadia para contar. Então, estou ansioso por esta aventura”, disse ele no evento.

Imigrante de Barbados, Johnson é sacerdote episcopal desde 2003. Mais recentemente, foi reitor da Igreja Episcopal de São Paulo em Brighton, Michigan.

VEJA TAMBÉM:  Pastor se recusa a realizar funeral de falecido só porque seu filho é gay

Barbados' Deon Johnson ordained first openly gay, black bishop in ...

Na semana seguinte ao assassinato de George Floyd pela polícia em Minneapolis, Johnson participou de protestos pacíficos na região de St. Louis. Dias após a limpeza de manifestantes não-violentos na Igreja de St. John, em Washington, DC, para que Donald Trump pudesse ter uma foto, Johnson falou em um comício de solidariedade na Igreja Episcopal de St. John, em St. Louis.

“O medo nos diria que a dignidade pertence a alguns e não a outros. Como seguidores de Jesus, devemos viver e saber que o amor perfeito deve eliminar o medo ”, escreveu ele em uma declaração após a manifestação. “Nas palavras do profeta Miquéias, devemos ‘fazer justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com nosso Deus’”.

Deon Kevin também pediu aos fiéis que defendam os direitos e a dignidade de todos, mesmo daqueles com quem eles discordam, e disse que a justiça racial será uma ênfase do seu ministério.

VEJA TAMBÉM:  Ex-membro de arquidiocese católico e gay é acusado de desviar milhões de fundo de combate ao coronavírus

“Devemos ter a missão de trabalhar pela justiça e mostrar o amor de Deus neste tempo e lugar”, disse ele. E concluiu: ”Devemos ter a missão de falar a verdade no poder e não fazer as pazes com a opressão.”

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).