O matemático britânico Alan Turing foi encolhido pelo Bank of England para estampar as notas de 50 libras a partir de 2021 no Reino Unido.

O princípio da programação que deu origem aos computadores e sistemas binários que usamos até hoje em dispositivos eletrônicos, de computadores a celulares, foi algo criado por Alan Turing, um matemático genial, gay e que ajudou a Segunda Guerra Mundial a acabar por possibilitar com seus cálculos e genialidade, uma enorme vantagem da Inglaterra sobre a Alemanha na época ao criar uma máquina que decifrava códigos e enigmas dos alemães.

Turing era gay e foi condenado por “indecência grosseira”, mas foi perdoado de forma póstuma pela Rainha Elizabeth II. O matemático desbancou outros 988 cientistas que eram elegíveis e haviam sido indicados pelo público inglês.

O cientista já foi homenageado nas telas do cinema com o filme “The Imitation Game”, de Morten Tyldum. Nele, Turing foi interpretado por Benedict Cumberbatch. De acordo com Mark Carney, chefe do Bank of England, o papel de Turing na 2ª Guerra Mundial credita ele como um herói. “Alan Turing foi um matemático excepcional cujo trabalho tem tido um enorme impacto em como nós vivemos hoje.

Como o pai da ciência da computação e inteligência artificial, assim como um herói, as contribuições de Alan Turing eram amplas e inovadoras. Turing é um gigante em que em seus ombros muitos estão sobre”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Modelo da nota de 50 libras em homenagem a Alan Turing

Leech, um ex-membro do Partido Liberal Democrata, disse: “Estou absolutamente encantado por Turing ser o rosto da nova nota de 50 libras. Espero que, de alguma forma, ele reconheça sua contribuição sem precedentes para a sociedade e a ciência. É um tributo adequado e bem-vindo a um verdadeiro herói de Manchester.”

“Mas o mais importante é que espero que sirva também como uma lembrança dura e justamente dolorosa do que perdemos e do que arriscamos quando permitimos que esse tipo de ideologia odiosa vença.”

Conheça mais curiosidades e a história de Alan Turing no vídeo abaixo: