No Brasil, devido à violência e ao ódio, a expectativa de vida de pessoas trans é de apenas 35 anos, metade da expectativa da população cisgênero. Esse dado é brutal e é a mensagem do filme produzido para o portal de notícias LGBTQI+ Athos. 

A Young & Rubicam criou a campanha e convidou a Produtora FAUNA para desenvolver este filme por conta de sua visão sobre o tema. Com base em sua metodologia, a FAUNA buscou montar uma equipe com lugar de fala para narrar esta história. A convite da produtora, a roteirista Luh Maza – uma das principais roteiristas trans em atividade hoje no Brasil – se juntou a Uni Corrêa – pesquisadora – para desenvolverem juntas não só esse enredo, mas suas nuances. 

Os versos da música Forever Young da banda Alphaville, que completa 35 anos em 2019, foram interpretados em uma versão inédita pela cantora Liniker e se tornaram a trilha sonora de um curta-metragem sobre o amor de Guto e Onika, um casal real e transcentrado. “Mais do que fazer um curta-metragem, defendemos a representatividade e a inclusão de profissionais trans no mercado audiovisual e publicitário” disse Del, diretor da FAUNA.

“Esta foi a primeira vez que não fui a única trans em uma equipe. Todas nós temos histórias próprias para contar e, hoje em dia, temos uma parcela pequena de representatividade, especialmente em campanhas para marcas de moda. Mas sempre com um toque de glamourização. Nós não queremos só isso. Queremos nos sentir realmente representadas”, disse Uni Corrêa, pesquisadora do filme.

“Queremos ter esperança, estamos cansadas do fetichismo sobre a violência que sofremos diariamente. Escolhemos contar a história de um casal transcentrado, negro, com baixa passabilidade, pois essa é a nossa realidade”, pontuou Luh Maza.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

90% das mulheres transexuais no Brasil acabam na prostituição por abandono das famílias e falta de oportunidades de trabalho.

Assista ao vídeo abaixo:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).