Uma das estrelas do reality Queer Eye, Jonathan Van Ness, falou publicamente na semana passada que vive com HIV. 

É um passo sempre importante quando uma celebridade fala sobre um assunto considerado tabú entre muitos, dá visibilidade e ajuda a diminuir a ignorância e preconceito.

Em entrevista no programa NBC’s Today na última terça-feira ele falou sobre como ser soropositivo não significa transmitir o HIV, desde que você se trate, e consequentemente fique indetectável. Este é um assunto ainda ignorado por muitas pessoas e que pode reduzir o estigma e preconceito que sofre quem vive com HIV.

“O termo indetectável significa que a pílula que você toma todos os dias mata todas as cópias do vírus no seu sangue. Você faz um exame e o HIV nem é detectado, logo, você não tem nem como transmitir o vírus”, explicou.

O slogan i = i (indetectável = intransmissível) foi lançado em 2016 em uma campanha da OMS por prevenção e tratamento de HIV.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Desta maneira, quem vive com HIV consegue ter uma vida absolutamente normal e sem colocar em risco qualquer um que se relacione.

“Desde o meu diagnótsitoco, fiz patinacão artística, não fiz nada além de ficar mais bonito ainda e ser capaz de trabalhar cada vez mais… sinto que estou prosperando”, explicou Jonathan à audiência, deixando claro o assunto pra quem, como a apresentadora citou, pensa que quem vive com HIV tem uma saúde debilitada ou pode ser impedido de fazer qualquer coisa.

Assista ao momento abaixo:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).