A estrela da série Pose, Indya Moore, quer garantir que crianças trans também saibam que são amadas neste Natal.

A atriz está na campanha “Transing Santa” (“Transicionando o Papai Noel”), que visa conecta pessoas generosas com jovens transgêneros que estão sem teto, em um orfanato ou que não têm como receber presentes de Natal este ano.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Suas cartas emocionantes e listas de desejos são exibidas na página do Instagram do TranSanta, onde os ajudantes podem selecionar um registro de presentes da Target e enviar presentes diretamente para as crianças e adolescentes trans necessitados.

“Para as festas de fim de ano, queremos mostrar aos jovens trans que eles são amados, apoiados e têm uma família em todo o país e no mundo inteiro de pessoas que cuidarão deles”, disse Indya Moore em um comunicado.

E continuou: “Estamos transicionando o Papai Noel – junte-se a nós! Transness é tão lindo e estamos celebrando nossa magia. Cada presente é um ‘símbolo de apoio, amor e afirmação para o nosso futuro’”.

Indya Moore em campanha por crianças trans no Natal. (Foto: Reprodução / Instagram)
Indya Moore em campanha por crianças trans no Natal. (Foto: Reprodução / Instagram)

A ideia partiu da própria Indya Moore junto com o advogado norte-americano de direitos trans Chase Strangio. Ambos queriam aproveitar o Natal para fazer algo a mais pelos mais jovens de sua comunidade após o ano “mais violento e mortal” com a comunidade trans estaduniense.

VEJA TAMBÉM:  Daniela Mercury discursa em defesa de atriz trans e beija esposa; assista

Isso porque, mais pessoas trans e não-conformes de gênero foram assassinadas este ano do que qualquer outro desde o início dos registros. Além disso, jovens trans já correm um risco particularmente alto de discriminação, assédio, falta de moradia e suicídio.

Uma pesquisa de 2015 da população trans da América descobriu que 30 por cento dos entrevistados vivenciaram a situação de rua em algum momento de suas vidas, enquanto quarenta por cento haviam tentado o suicídio. A maioria relatou alguma forma de maus-tratos, incluindo assédio, agressão física ou agressão sexual durante os anos de escola.

“Acho que é importante agir diretamente e pensar sobre essas coisas quando vivemos em um mundo que bane universalmente as pessoas trans de todas as maneiras possíveis”, disse Indya Moore.

A estrela também já ajudou a arrecadar dinheiro para jovens trans durante os primeiros dias da pandemia do coronavírus através do Cash App, onde eles redistribuíram doações para pessoas trans negras. Em abril, eles arrecadaram US $ 20.000 para a comunidade trans.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).