Na última sexta-feira, o Estado americano de Illinois – que curiosamente foi o primeiro Estado americano a descriminalizar a homossexualidade em 1961 – se tornou o quinto Estado dos Estados Unidos a adotar “História LGBT” no currículo escolar das escolas públicas.

O governador J.B. Pritzker aprovou a medida que já foi implantada de maneira similar em outros Estados do país como Califórnia, Nova Jersey, Colorado e Vermont.

“Estamos felizes e orgulhosos”, disse Brian Johnson, CEO da Equality Illinois ao NewNowNext. E continuou: “Pessoas Queer são comumente marginalizadas. Temos que aprender sobre nossa própria história e educar a população e as futuras gerações contra o preconceito e sobretudo sobre a existência da diversidade”.

No Twitter, o grupo comemorou a medida: “LGBT no Currículo Escolar aprovado pelo Governador Pritzker. Começando ano que vem nas escolas públicas. Estudantes conhecerão a contribuição de pessoas LGBTs ao longo da história. Obrigado ao governador e nosso legislativo”.

O Código Escolar da Illinois já incluía lições sobre grupos marginalizados: mulheres, imigrantes, negros e pessoas com deficiência. Até agora a lista não incluía a pauta LGBT.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O projeto de lei 246 da Câmara de Illinois, também conhecido como “Projeto de Currículo Inclusivo”, exige a partir de agora que todos os livros didáticos do ensino fundamental e médio adquirimos no âmbito do programa de subsídios do Estado abranjam grupos protegidos pela Lei de Direitos Humanos de Illinois.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).