O curta “PERIFERICU” foi o vencedor do prêmio Canal Brasil da 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, realizado na última semana na cidade mineira.

O filme é dirigido por quatro pessoas, dentre elas, a travesti paulista Vita Pereira. O curta também foi selecionado para o Fesc-Kianda, festival de filmes brasileiros que acontece na Angola, além dos idealizadores receberem 15 mil reais.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em entrevista ao Comunica Araraquara, Vita falou sobre a importância do filme ter sido premiado em um festival deste porte, já que ainda há poucos artistas LGBTQ+ que conseguem algum destaque nesse meio.

“O cinema deve ter um compromisso para com as corpas trans: chega de produções que hiperssexualizam nossos corpos, objetificam e ridicularizam. Agora somos nós que escrevemos a nossa própria história com a câmera na mão. Estou muito feliz e realmente sem palavras por tudo isso. Dedico esse prêmio a todas as pessoas trans que tiverem suas vidas interrompidas e não puderam sonhar. É um prêmio também para todas as monas, minas, manos, viadinhas, caminhoneiras que ocupam e resistem nas diversas periferias do Brasil. Nós somos potência! Um cinema travesti, comunitário, negre e periférico é urgente para disputar e destruir as narrativas hegemônicas.”

Confira a sinopse do “PERIFERICU“:

VEJA TAMBÉM:  "Favela gay": nova série do Canal Brasil aborda cotidiano LGBT nas periferias do Brasil

Denise e Luz cresceram no meio de canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue. Da ponte para cá, é preciso aprender que o primeiro princípio para poder acessar a cidade é estar viva. O filme fala sobre as várias questões encontradas nas periferias. É um filme que tensiona esses deslocamento do centro x margens da cidade. Da vida que muitas lgbtqia+ periféricas têm de atravessar a cidade ou para trabalhar ou para celebrar o fervo.

Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.