A recente decisão da Disney de dar o lugar de protagonista do live-action de A Pequena Sereia para a atriz Halle Bailey, que é negra, gerou polêmica na Internet.

Internautas se dividiram em dois grupos. Um é de quem comemora a decisão de dar um papel tão relevante a uma atriz negra sabendo do impacto que isso terá em meninas negras se vendo representadas em um meio predominantemente branco como é o de princesas da Disney que inspiram gerações. E outro, quem é racista, sem empatia ou egoísta pra não entender a importância disso tudo.

Entre o time de quem teve bom senso e comemorou a iniciativa, está A Turma da Mônica. Um dia após a notícia da Ariel negra, foi divulgada nas redes sociais da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros, uma arte com a personagem Milena, da Turma da Mônica, como sereia.

“Nossa pequena sereia”, diz a legenda. Veja o post original abaixo, que é claro, viralizou na Internet com mais de 22 mil likes e milhares de retweets:

Pra quem não sabe, Milena é uma nova personagem da Turma da Mônica. Ela faz parte de esforços recentes dos Estúdios Maurício de Sousa em retratar mais diversidade em suas obras.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Vale lembrar que não é de hoje que a Turma da Mônica vem se preocupando cada vez mais em representar a diversidade humana e as minorias em suas histórias, como são, por exemplo, os casos da personagem cega Dorinha e o cadeirante Lucca.

Recentemente, Maurício de Sousa também foi notícia por postar em seu Instagram uma foto com o filho Mauro (inspiração do personagem Nimbus) e seu namorado, dizendo “meu filho e meu genro” na legenda com toda naturalidade. Uma lição pra quem acha que um senhor de 83 anos não pode ser tolerante e acolhedor com filhos LGBTs.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).