A partir do dia 26 de novembro, a galeria de arte Old Brompton Gallery, no bairro de Kensington, em Londres, recebe a exposição ‘Cultural Diaries’, que reúne quatro pintores de diversos locais do mundo. Entre eles, a artista brasileira Milenna Saraiva apresenta sua série intitulada “Empaths” (Empatas), em que por meio de retratos faz uma homenagem a diversos ativistas.

Entre os homenageados, estão nomes como: Marielle Franco, Madonna, Lady Di, Malala Yousafzai, entre outros. Além disso, na mostra, a talentosa e conhecida como Rainha das Festas, Tchaka Drag Queen (personagem feita pelo ator Valder Bastos), também será homenageada na exposição.

“Nas minhas pesquisas, eu tenho visto muito o nome da Tchaka e o que ela tem feito pela comunidade LGBT. Eu queria muito colocar uma pessoa brasileira que defendesse a bandeira LGBT, eu a encontrei. E não foi só pelo o que ela fez pela comunidade, ou pelo que ela faz [no sentido de continuar fazendo], mas a aparência dela, tudo isso me atraiu muito para que eu a pintasse, explicou a artista ao site Guia Gay SP.

(Retrato da drag queen Tchaka – Por Milenna Saraiva)

Já em outra entrevista, Millena falou sobre sua motivação em homenagear os ativistas retratados na mostra. “Em tempos sombrios precisamos dar muito valor às pessoas que estão (ou tentaram) mudar o “status quo’ para o bem da humanidade. O que todos eles têm em comum é a empatia que têm pelos outros. Somente a empatia e o amor vão combater os retrocessos que estamos vivendo hoje”, afirmou. 

Para quem for passar por Londres e quiser conferir a exposição de perto, a mostra fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, das 11:00 às 19h. O evento faz parte da programação do festival Private View.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: