Ontem (29), o Congresso Nacional pela 1ª vez foi iluminado nas cores azul, branco e rosa, as mesmas da bandeira trans em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans.

Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tiveram suas fachadas com as luzes projetadas.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Foi grande o empenho, mas conseguimos! O Congresso foi iluminado com as cores da bandeira trans, pela primeira vez na história! Por nossa iniciativa, da Bancada do PSOL. Precisamos de parlamentares trans. Pelos Direitos das pessoas trans. Viva a diversidade!”, comemorou o deputado federal David Miranda em seu Twitter sobre a iniciativa.

Congresso Nacional com as cores da bandeira trans. (Foto: Reprodução / Twitter)
Congresso Nacional com as cores da bandeira trans. (Foto: Reprodução / Twitter)

A data 29 de janeiro para um Dia da Visibilidade Trans foi escolhido em 2004 na data em que ativistas LGBTs se reuniram no Congresso Nacional para lançar a campanha “Travesti e Respeito” do Ministério da Saúde, ainda no governo Lula.

A campanha foi a primeira idealizada e organizada por esta população para promoção do respeito e da cidadania e com apoio do governo. Desde então, a data é comemorada por ativistas e militantes LGBTs e entidades parceiras com diversas ações em defesa dos direitos de pessoas trans.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).