Um colégio da cidade de Tapei em Taiwan se tornou o primeiro no país a oficialmente permitir que estudantes do gênero masculino usem saia.

Após consultas democráticas e um julgamento de uma semana, a Escola Secundária de Banqiao implementará a nova política de uniformes no próximo ano acadêmico.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Um porta-voz do Ministério da Educação saudou a decisão, de acordo com a Taiwan News.

Um funcionário da escola teria dito que o comprimento das saias permitidas causou um debate mais acirrado do que se elas deveriam ou não ser permitidas. As novas diretrizes afirmam que não devem ultrapassar 10 centímetros acima do joelho.

Estudantes homens da escola já usavam saias na festas de aniversário da escola. Eles queriam justamente quebrar os estereótipos de gênero e frisar a liberdade pessoal de cada um.

Fotos nas redes sociais dos eventos onde garotos usavam saias viralizaram desde então, e após uma discussão pública, ficou decidido que eles teriam sim o direito se assim quisessem.

VEJA TAMBÉM:  Líder religioso de Gana quer impedir conferência LGBT+ no país

O movimento recebeu o apoio do presidente do país, Tsai Ing-wen, que tem sido um defensor vocal dos direitos LGBTI: “O que as meninas podem fazer, os meninos também podem fazer”, disse. E perguntou: “Os escoceses não usam saias também?”.

Taiwan é o país mais avançado da Ásia em questões progressistas, sendo conhecido como o melhor país para se viver sendo LGBT no continente. Desde 2004 se discute questões de gênero no ensino e há aulas anti-discriminação. Em maio de 2019, o país se tornou o primeiro de toda Ásia a permitir o casamento homoafetivo.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).