A Casa da Moeda do Canadá revelou sua nova “Equality Coin”, ou “Moeda da Igualdade”, uma homenagem do país à comunidade LGBT.

O ministro das Finanças do Canadá, Bill Morneau, divulgou a moeda ontem por meio de uma transmissão ao vivo do Facebook. A cerimônia de inauguração aconteceu no The 519 Centre – um centro LGBTI no coração de Toronto.

A peça, que entrará em circulação, foi criada para lembrar os 50 anos desde o início da descriminalização da homossexualidade no Canadá.

O objeto traz as palavras “Equality”e “Égalité”, que em inglês e francês (línguas faladas no Canadá) quer dizer “Igualdade”. O design foi criado pelo artista Vancouver Joe Average.

Veja abaixo o post oficial da Casa da Moeda canadense apresentando a relíquia:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Na moeda, há um desenho de dois rostos entrelaçados refletindo a fluidez de gênero, sendo deixada aberta à interpretação se os indivíduos retratados são homens, mulheres, não binários, etc.

A moeda entra em circulação hoje e deve se tornar um ítem de colecionador ainda, afinal, serão produzidas 3 milhões de unidades e colocadas em circulação uma única vez.

Já o verso da moeda apresenta tradicionalmente uma efígie de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, como são as moedas canadenses desde 2003.

Comentando, Bill Morneau disse sobre a iniciativa: “Nos últimos 50 anos os canadenses lutaram por seu direito de amar, casar, começar uma família e viver abertamente como seus eus mais autênticos”.

E continuou: “A moeda da igualdade reconhece seus triunfos e encoraja a todos nós a construir um Canadá melhor e mais inclusivo – porque, como a própria moeda, quanto mais igualdade tivermos no Canadá, mais ricos todos seremos”.

“Hoje é um dia importante para a comunidade LGBTQ2 e para todos os canadenses, à medida que essa moeda comemorativa entra em circulação”, acrescentou Randy Boissonnault, Assessor Especial do Primeiro Ministro sobre questões LGBTI.

“É uma oportunidade para refletir sobre um evento marcante na história do nosso país, e uma lembrança do progresso ainda a ser feito enquanto trabalhamos em prol da inclusão e igualdade para todos os canadenses LGBTQ2”, concluiu.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).