A Casa da Moeda do Canadá revelou sua nova “Equality Coin”, ou “Moeda da Igualdade”, uma homenagem do país à comunidade LGBT.

O ministro das Finanças do Canadá, Bill Morneau, divulgou a moeda ontem por meio de uma transmissão ao vivo do Facebook. A cerimônia de inauguração aconteceu no The 519 Centre – um centro LGBTI no coração de Toronto.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A peça, que entrará em circulação, foi criada para lembrar os 50 anos desde o início da descriminalização da homossexualidade no Canadá.

O objeto traz as palavras “Equality”e “Égalité”, que em inglês e francês (línguas faladas no Canadá) quer dizer “Igualdade”. O design foi criado pelo artista Vancouver Joe Average.

Veja abaixo o post oficial da Casa da Moeda canadense apresentando a relíquia:

Na moeda, há um desenho de dois rostos entrelaçados refletindo a fluidez de gênero, sendo deixada aberta à interpretação se os indivíduos retratados são homens, mulheres, não binários, etc.

VEJA TAMBÉM:  Dan Reynolds do Imagine Dragons arrecada 1 milhão de dólares em prol dos jovens LGBTQ

A moeda entra em circulação hoje e deve se tornar um ítem de colecionador ainda, afinal, serão produzidas 3 milhões de unidades e colocadas em circulação uma única vez.

Já o verso da moeda apresenta tradicionalmente uma efígie de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, como são as moedas canadenses desde 2003.

Comentando, Bill Morneau disse sobre a iniciativa: “Nos últimos 50 anos os canadenses lutaram por seu direito de amar, casar, começar uma família e viver abertamente como seus eus mais autênticos”.

E continuou: “A moeda da igualdade reconhece seus triunfos e encoraja a todos nós a construir um Canadá melhor e mais inclusivo – porque, como a própria moeda, quanto mais igualdade tivermos no Canadá, mais ricos todos seremos”.

“Hoje é um dia importante para a comunidade LGBTQ2 e para todos os canadenses, à medida que essa moeda comemorativa entra em circulação”, acrescentou Randy Boissonnault, Assessor Especial do Primeiro Ministro sobre questões LGBTI.

VEJA TAMBÉM:  Porto Rico exclui proteção a cidadãos LGBT+ no novo Código Civil

“É uma oportunidade para refletir sobre um evento marcante na história do nosso país, e uma lembrança do progresso ainda a ser feito enquanto trabalhamos em prol da inclusão e igualdade para todos os canadenses LGBTQ2”, concluiu.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).