Que a animação Steven Universe, transmitida no Brasil pelo Cartoon Network, dá um show de representatividade, isso não é novidade.
A criadora da saga, também não-binárie, Rebecca Sugar, já trouxe aos episódios da série, personagens interessexo, não-binárie, cena de beijo lésbico, personagem assexual e arromântica… o que mais faltava?
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Se sua resposta for “um pisão merecido na Rússia”, acertou!
Sabe-se que o país, seguindo orientações seu líder homofóbico Vladmir Putin, é extremamente homofóbico e possui inclusive leis que proíbem o que chamam de “propaganda gay”, ou seja, até que você saia com um broche de arco-íris na camiseta se quiser.
Sendo assim, não é de se espantar que uma série de animação inclusiva e progressista como Steven Universe tenha sido proibida por lá, não é mesmo?
Pois a criadora da saga não deixou essa censura barato! Em um episódio da série onde os personagens estão olhando para um mapa-mundi, estão ali representados todos os países menos a Rússia, que simplesmente não aparece. É como se não existisse, tivesse sido apagada ou se sua região fosse simplesmente água.
Veja como ficou o mapa-mundi na imagem abaixo: