O casal holandês Gert Kasteel e Dolf Pasker completou 20 anos de união. Em 2001, eles fizeram história ao protagonizar o primeiro casamento homoafetivo legalmente reconhecido do mundo. A cerimônia foi realizada pouco depois da meia-noite de 1º de abril de 2001, pelo então prefeito de Amsterdã, na Holanda. As informação são da Reuters.

Nesta quinta-feira (01), o casal comemorou o vigésimo aniversário de casamento. “É mais agradável dizer às outras pessoas ‘ele é meu marido, é meu homem'”, declarou Dolf, sentado ao lado de Gert enquanto olhavam e admiravam fotos e reportagens sobre o casamento. “Isso me ajudou a me aceitar.”

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Primeiro casamento homoafetivo legalmente reconhecido completa 20 anos
Primeiro casamento homoafetivo legalmente reconhecido completa 20 anos (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Na mesma data foram realizados mais três casamentos homoafetivos, e todos resistiram ao tempo. Frank Wittebrood, um dos rapazes a se casar no mesmo dia, morreu de infarto em 2011 aos 55 anos.

“Pessoas me disseram que a Holanda seria o primeiro e o último país (a aprovar o casamento homoafetivo), ‘o resto do mundo não seguirá vocês'”, contou Henk Krol, político que apoiou o projeto de lei na época em que foi aprovado pelo Parlamento holandês em 2000. Ele comemorou o reflexo da decisão em outros países. “Quase 30 países do mundo seguiram o exemplo holandês.”