Uma estátua do polêmico influenciador digital Carlinhos Maia foi o motivo de seu nome voltar aos trends do Twitter novamente. Muitos vídeos surgiram nas redes o momento em que a suposta homenagem sequer foi instalada, e sendo levada embora em um caminhão do Barro Vermelho, bairro ribeirinho de Penedo, cidade natal de Carlinhos.

Nos vídeos, pessoas narram que os moradores do bairro onde a estátua seria instalada não aceitaram o objeto, mas, segundo o G1 que conversou com moradores do Barro Vermelho, foi dito que não pediram a retirada da peça, mas que seria justo que também instalassem uma estátua do poeta penedense Toinho Pescador.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A Prefeitura de Penedo alega que a estátua seria colocada apenas para que o i fluenciador e alguns fãs fizessem vídeos, mas que o destino final dela seria a vila em que Carlinhos Maia morou.

“Os moradores não pediram para retirar e sim, para homenagear também um morador ilustre que é o senhor Toinho Pescador. Muitos não entenderam a situação. Não é que não deixamos, apenas falamos que precisávamos homenagear também o Sr Toinho. Só que distorceram tudo. Só queremos também a estátua do Sr Toinho. Poderiam colocar as duas no bairro”, disseram ao G1.

VEJA TAMBÉM:  Casamento Gay: Sacerdote defende que “O que vale é o amor”

“Sabemos a importância de Carlinhos Maia para o turismo da cidade. Nós não somos cegos. Porém, também queremos valorizar uma pessoa que lutou pelo rio [São Francisco] e pelos pescadores. Eles contaram que depois que os vídeos foram postados começaram os ataques na internet contra moradores do Barro Vermelho”, seguem explicando.

De acordo com os moradores, os vídeos foram feitos no momento em que a estátua chegou ao bairro para o trabalho institucional da Prefeitura, mas nenhum deles sabia do que se tratava, nem os funcionários souberam explicar a colocação da obra no bairro.

Como moradores tinham pedido para ter também uma homenagem a Toinho Pescador, os que estavam longe da cena gravaram a estátua sendo levada embora, o que já aconteceria, e acharam que os moradores pediram a retirada.

“Não acreditamos que fizeram por mal. Apenas foi o que passaram para elas. O pessoal que gravou estava distante, não sabia ao certo o que aconteceu. Os moradores só falaram que tinha que fazer também uma do Toinho Pescador pela história de vida dele”.

Carlinhos Maia e Toninho Pescador

Toinho Pescador foi um pescador artesanal  que viveu em penedo há mais de 72 anos e é considerado um dos maiores defensores da causa ambiental e do Rio São Francisco, ganhando uma biografia intitulada “Toinho Pescador: um poeta de Penedo”, prevista para ser lançada ainda em 2020.

VEJA TAMBÉM:  “Vai se matar, imbecil”, recomenda Carlinhos Maia a adolescentes com depressão

Moradores também contaram que foi preciso que uma filha de Toinho Pescador postasse a trajetória do pai nas redes na tentativa de parar os ataques dos internautas depois da polêmica da estátua.

A Prefeitura de Penedo informou em nota que além da estátua de Carlinhos Maia mais seis obras do artista sergipano Deolando Vieira da Silva, da cidade de Neopólis, foram encomendadas.

Em seus stories no Instagram, como é de costume chorar se desculpando por suas polêmicas, Carlinhos Maia disse que o projeto da estátua não foi um pedido dele, mas sim um projeto da Prefeitura de Penedo que está espalhando obras de penedenses ilustres pela cidade.

“Quiseram me colocar como representante da atualidade. É a nova era da internet. Então não fui eu que mandei colocar estátua, não. Mas eu já estou sabendo aqui que a estátua vai permanecer, ficar aí para que as pessoas tirem foto”, disse entre brincadeiras sobre como o rosto dele foi retratado na imagem.

VEJA TAMBÉM:  O casamento gay e o casamento do Rei | Direitos LGBT