Pela primeira vez, um homem gay está concorrendo a eleição na Turquia. Membro do Partido Democrático do Povo (People’s Democratic Party – HDP) do país, Hasan Atik disputa uma cadeira como deputado nas eleições que devem acontecer dia 24 de junho.

Corajoso, Hasan é gay e abertamente defensor dos direitos LGBTs, mesmo em um país extremamente conservador e religioso. Ele também revelou ser soropositivo publicamente e foca sua campanha principalmente em questões dos direitos humanos e necessidades da população LGBT: “Precisamos de proteção”, disse ele.

Atik afirmou que foi forçado a revelar sua condição de soropositivo: “Na Turquia não temos leis para soropositivos e as condições são precárias. Estou falando abertamente minha condição para podermos discutir a questão. Na lei, nada garante meu direito a medicação e informação. Entretanto, a mesma lei do país me obriga a compartilhar minha condição médica.”

Ele também lembra do risco atual dos LGBTs em seu país: “A comunidade LGBT da Turquia está correndo o risco de perder o pouco já conquistado na questão dos direitos”.

Um relatório da Anistia Internacional revelou recentemente que a comunidade LGBT da Turquia tem vivido sobre ameaças e perigo recentemente: “Com a repressão à liberdade de expressão, os espaços para pessoas LGBTs estão tendo que fechar suas portas.Os LGBTs da região que tem condições, tem deixado o país já sem esperança no futuro.”, revelou a ativista LGBT local Milena Buyum.

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).