A premiação El Ojo de Iberoamérica, um dos cinco festivais de publicidade mais reconhecidos do mundo, sendo o principal da América Latina, revelou os vencedores de sua edição 2018 no último dia 31 de outubro.

Uma das campanhas vencedoras da noite, que levou prêmio na categoria “PR (relações públicas)” foi a realizada pela Coca-Cola contra homofobia.

Nomeada “Essa Coca é Fanta”, a campanha usava a expressão popular usada para desmerecer homossexuais revertendo o significado pejorativo original. Para sensibilizar a sociedade a respeito do tema, a Coca-Cola lançou uma edição especial de latinhas de Coca que na verdade continham Fanta.

Na época, a ação viralizou e repercutiu demais em todas as redes sociais.

Assista abaixo se você ainda não viu:

Vale lembrar que, ainda no mesmo festival, a campanha The Hidden Flag – que ostentou as cores da bandeira LGBT pela homofóbica Rússia – ganhou um dos prêmios máximos do evento. Eles exibiram o videocase da campanha, que conta inclusive com um ativista brasileiro participando.

Assista abaixo:

Saiba mais informações sobre o festival e os vencedores todos aqui.

*Colaboração na matéria: Marcos Smania.

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).