O governador da Califórnia, Jerry Brown, acaba de aprovar uma lei que cria o Memorial de Veteranos LGBTs No Desert Memorial Park em Cathedral City. Se trata do primeiro Estado do mundo a reconhecer militares LGBTs e reconhecer seus esforços.

O memorial consiste em um monumento em formato de obelisco de granito de mogno de Dakota do Sul com o logo dos Veteranos Gays, Lésbicas e Bissexuais da América.

“Nosso memorial se tornou um local sagrado para estes militares que muitas vezes foram excluídos dos funerais militares de seus entes queridos, excluídos de se despedir e ter uma oportunidade de se aproximar”, disse Tom Swann Hernandez, veterano do Corpo de Fuzileiros Navais e da Reserva da Marinha.

O projeto do memorial era antigo e sempre foi vetado por outros governos, inclusive o do ex-governador da Califórnia, Arnold Swarzenegger.

“As pessoas diziam: ‘Bem, se você tem um memorial para veteranos gays, então teremos um para veteranos canhotos um dia, para veteranos destros'”, explicou Tom Hernandez.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

E continuou: “Eles tentaram diminuir a importância do memorial, mas nós éramos corajosos e não desistimos”.

Uma cerimônia especial de abertura do monumento está sendo preparada e deve acontecer no mês de novembro. O governador Jerry Brown, é claro, foi convidado para a ocasião.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).