Segundo o Washington Blade, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é o primeiro presidente a discursar no dia da visibilidade trans. Nesta quarta-feira (31), o presidente emitiu uma proclamação forma reconhecendo oficialmente o dia da visibilidade trans.

Joe Biden
Joe Biden (Foto: Reprodução/Instagram)

Enquanto alguns estados mais conservadores reforçam medidas transfóbicas, como por exemplo, a proibição de adolescentes trans em usar o banheiro de sua preferência, Biden faz história ao reconhecer oficialmente e a discursar sobre a importância dos direitos trans.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

No comunicado, o presidente eleito elogia toda a luta da comunidade e reforça seu apoio e inclui atletas e estudantes trans como seus aliados politicamente. “Este progresso árduo  está moldando um mundo cada vez mais receptivo, no qual colegas na escola, companheiros de equipe e treinadores no campo, colegas de trabalho e aliados em todos os cantos da sociedade estão apoiando a comunidade trans”. Biden escreveu.

O atual presidente, além de parabenizar o progresso com relação aos direitos civis para pessoas LGBTQI+, apontou inúmeras dificuldades que, infelizmente, ainda são enfrentadas diariamente. “Apesar de nosso progresso no avanço dos direitos civis para LGBTQ + americanos, muitas pessoas trans – adultos e jovens – ainda enfrentam barreiras sistêmicas à liberdade e igualdade.” Completou Biden.