A BBC recebeu mais de 100 denúncias depois de transmitir um beijo lésbico na exibição do documentário canadense “The Next Step”, uma série documental que segue equipes de dança enquanto se preparam para competições.

No episódio “Room Service” as dançarinas Cleo e Jude estavam se preparando para uma apresentação em dupla. Elas então abrem o coração uma à outra e, após alguns flertes em formato de dança, se beijam.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Cena do reality de dança. Print divulgação.

De acordo com o Gay Times, antes do beijo, Jude disse: “Quando danço com Cleo, esqueço de tudo. É só ela. Estamos dançando juntas e tudo o que vejo é ela”. Cleo acrescenta a declaração, dizendo: “Quando danço com Jude, me sinto segura e livre ao mesmo tempo. Quando dançamos juntas, é como mágica.”

Assista a cena abaixo:

O momento teve apoio online, já que foi o primeiro beijo LGBT+ em mais de sete temporadas, mas os LGBTfóbicos o consideraram “inapropriado”. Em comunicado, a BBC falou sobre as queixas, que o site Metro divulgou serem mais de 100, e rejeitou as acusações de que foi algo improprio.

VEJA TAMBÉM:  Escola remove imagem sobre gênero após reclamação de pais

“A decisão de incluir esse momento como parte de uma história mais longa da 7° temporada, que acompanha o desenvolvimento de um relacionamento romântico entre duas pessoas, Jude e Cleo, foram tomados com muito cuidado e muita consideração, e surgiram depois que a CBBC e a Boatrocker [a produtora que faz o programa] reconheceram que a série poderia e deveria fazer mais para refletir a vida dos jovens LGBTQ+”, afirmou a empresa em comunicado.

“Esta é uma parte importante de nossa missão para garantir que todas as crianças sintam que pertencem a algo, que estão seguras e que podem ser quem querem ser. Acreditamos que o enredo e o beijo foram tratados com sensibilidade e sem sensacionalismo, seguindo o retrato do desenvolvimento do relacionamento de Jude e Cleo, e receio que não concordemos que isso seja inapropriado para o público.”

“O CBBC retrata regularmente jovens heterossexuais namorando, se apaixonando e beijando, e é uma maneira importante de mostrar às crianças como são os relacionamentos respeitosos, gentis e amorosos.”

VEJA TAMBÉM:  Sapatokê: nesta sexta em SP tem karaokê das meninas com banda ao vivo

O comunicado acrescenta: “Na BBC infantil, temos orgulho de refletir todas as áreas da vida das crianças em toda a nossa produção factual e ficcional. As relações entre pessoas do mesmo sexo já foram exibidas em outros programas da CBBC, como Jamie Johnson, 4 O Clock Club, Dixie e Marrying Mum and Dad, e o primeiro beijo do mesmo sexo na CBBC foi de fato em Byker Grove, há muitos anos.”