O Brasil chegou a triste marca de 129 assassinatos de transexuais nos oito primeiros meses de 2020.

O número registra um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Já são mais mortes motivadas por transfobia em 2020 do que em 2019 inteiro, quando foram registrados 124 assassinatos de transexuais.

Vale lembrar a diferença na questão de gênero do assassinado, que não se repete para os homens trans. Até o dia 31/08/2020, todas as 129 pessoas transexuais assassinadas expressavam o gênero feminino, ou seja, eram travestis ou mulheres trans.

ANTRA Brasil realiza o levantamento de assassinatos por transfobia. (Foto: Reprodução)

Chama atenção nos dados do levantamento realizado pela ANTRA Brasil, um onda de assassinatos por transfobia acontecida no Ceará nos últimos dois meses analisados: Julho e Agosto de 2020.

No período, o Ceará matou mais que o primeiro semestre inteiro, indo de 7 para 15 casos.

O ano de 2020 segue com o maior número de casos nos últimos quatro anos. Superando 2017, ano em que o Brasil apresentou o maior índice de assassinatos de sua história de acordo com o Altas da violência e anuário da segurança pública.

Leia a análise completa e os boletins anteriores em: antrabrasil.org/assassinatos/

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).