A apresentadora Ana Maria Braga aproveitou o Mais Você da última terça-feira(02) para se desculpar pelo uso da expressão “preconceito reverso”. No programa de segunda-feira(01), Ana repercutia as falas da sister Lumena contra a colega Carla Diaz, quando insinuou que a a psicóloga teria tido atitudes racistas contra a atriz.

A apresentadora reconheceu o erro e afirmou que abandonará o termo: “Eu gosto muito de assumir meus erros, porque acho que a gente vai aprendendo. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos Lumena com Fiuk falando de “branquitude”, se referindo à Carla Diaz. Eu usei uma expressão, “preconceito reverso”, entendido por muitos como “racismo reverso”, apontou a jornalista.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Ana Maria afirmou que pesquisou sobre o assunto e entendeu que não existe racismo reverso, pois o preconceito está ligado a relações de poder. “Vieram muitas críticas e eu busquei informação; Na maioria das vezes, neste assunto, somos muito desinformados. Muitos ativistas criticam o conceito de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Pra esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, tem que haver relações de poder. Mas negros não têm poder institucional para serem racistas contra brancos. Eu aprendi”

VEJA TAMBÉM:  Paulo Gustavo vai às lágrimas ao falar de homossexualidade com Ana Maria Braga no Mais Você
Ana Maria pede desculpas ao falar "racismo reverso" no Mais Você
Ana Maria pede desculpas ao falar “racismo reverso” no Mais Você (Foto: Reprodução / Gshow)

Ela encerrou a fala com um pedido de desculpas ao público. “Temos visto no BBB alguns conflitos estabelecidos em torno do tema, e isso é reflexo da dificuldade que a sociedade ainda tem de lidar com essas questões. A gente vai debatendo e aprendendo. Descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido usar essa expressão e eu peço desculpas. A gente aproveita o que aconteceu para divulgar a informação e falar mais sobre isso. Nunca fui racista em qualquer coisa. Eu não sabia mesmo, eu errei”, concluiu.

A fala errônea aconteceu quando a Ana Maria analisava as falas de Lumena contra Carla.”Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Ali, você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”

 

As falas da apresentadora foram amplamente debatidas na web e o Mais Você ficou entre os assuntos mais falados no Twitter.

VEJA TAMBÉM:  Nany People leva Ana Maria Braga às lágrimas ao falar do início da carreira e amizade com Lília Cabral; assista