Como você se sentiria se de repente seu Feed do Instagram, por exemplo, fosse inundado com fotos somente de homens trans? É esse tipo de ideia que o trabalho da fotografa Soraya Zaman, conhecido como American Boys Project vem pavimentando e ajudando a expandir as concepções acerca da comunidade transmasculina, com uma variedade de identidades e experiências trans; um espaço totalmente seguro que foi criado com o intuito de agrupar qualquer um que não se sinta parte da concepção restrita da cultura de gêneros.

Apesar de todo o estereótipo que ainda existe em torno do homem trans, as pessoas trans finalmente estão conseguindo conquistar seu espaço autentico e um lugar para chamar de seu. Com todo esse avanço, porém, muito ainda precisa ser feito para que a imensa diversidade dessas pessoas possam ser contadas da maneira correta.

Segundo Soraya, foi difícil crescer sem que tivesse alguém em que se espelhar, sem se encontrar ou achar a maneira correta de ser o que ela é (a artista se identifica com Queer). Ela conta que levou tempo até se entender como é hoje, e que esse entendimento tornou o projeto ainda mais íntimo e pessoal. Para ela, é importante ver que a visão sobre gênero esteja mudando tanto assim e a anima poder explorar isso através da fotografia; e que hoje as pessoas se sentem seguras para explorar suas próprias expressões.

A fotografa montou um feed maravilhoso no Instagram @Americanboysproject que é o mesmo título do livro que Soraya estará publicando em abril de 2019 pela Daylight Books, onde contará com fotos e entrevista curtas e uma gama de pessoas da comunidade transmasculina.

Confira alguns clicks:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: