Sair do armário pode ser uma das experiências mais difíceis pra muitas pessoas LGBTs pelo mundo. Imagina então juntar coragem pra fazer isso na frente de toda escola?

Foi o que aconteceu com Finn Stannard, um estudante do St Ignatiu’s College em Sidney, na Australia. Ele aproveitou um discurso que faria na frente de 1500 pessoas, dentre professores e estudantes da escola, pra sair do armário e falar de sua sexualidade.

O momento foi gravado e compartilhado pela SBS News. Nele, Finn diz: “Se assumir para o mundo é aterrorizador porque você pensa: ‘E se o mundo não gostar de você?’. Vim pensando neste discurso nos últimos quatro anos. Neles, vim entendendo quem sou e que não devo me desculpar por ser eu mesmo”.

Então ele conta que é gay: “Ser diferente, seja ser gay ou parte de qualquer outra minoria, é desafiador, mas não deve ser assustador ou solitário. Cada um de vocês pode ajudar de seu modo, alguém a se aceitar e ser quem é.”

Um trecho do momento foi postado no Twitter da SBS News:


Assista também:


Assista na íntegra o vídeo do discurso de Finn na frente de toda escola no site do SBS News.

O poder das palavras de Finn fez todo auditório levantar e aplaudi-lo ao fim do discurso.

Falando à SBS News, o estudante, que desde então já apresentou o namorado pra escola, disse esperar que a atitude inspire outras pessoas que se sentem sozinhas em seus armários.

Finn é entrevistado pela imprensa.

“A maior razão de fazer isso foi não achar que alguém deva passar pela sensação de solidão que eu passei na vida”, disse ele.

A mãe do garoto se disse tocada e feliz pela reação positiva do público que acompanhou sua fala: “Chorei e fiquei muito orgulhosa dele”, disse ela.

A mãe do garoto se disse orgulhosa em entrevista.

Um dos professores da escola, Dr. Paul Hines, descreveu o discurso de Finn como “o momento mais emocionante da história da escola”: “Não tenho certeza se alguém escolhe sua sexualidade. Acredito que cada um seja como é e que devemos nos abrir e aceitar os outros e quem somos, aprender a viver em comunidade, inclusão, e com isso vem a diversidade”.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).