Aparentemente sem qualquer conhecimento de causa ou estudo a respeito da realidade de pessoas transgênero, a Advocacia Geral da União (AGU) fez um pedido ao STF pedindo que seja revista a norma estabelecida de que detentas travestis e mulheres transexuais possam cumprir pena em prisões femininas.

Segundo a AGU, que tem a mesma opinião de muito transfóbico por aí, a prisão deve ser de acordo com o sexo biológico da pessoa.

Ainda segundo a instituição em seu pedido, já existem medidas de proteção para transexuais e travestis em prisões masculinas, como a possibilidade de cumprir pena em espaços separados dos demais presos e direito a ser chamado pelo nome social e escolha de roupas e cabelos.

A ação – que ainda não tem data para ser julgada – está sob relatoria do ministro Roberto Barroso.

Em fevereiro, foi Barroso que determinou que duas travestis presidiárias cumprissem pena em penitenciária de acordo com a sua identidade de gênero.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).