Stonewall, a revolução de LGBTs que originou a luta por Direitos LGBTs no mundo, aconteceu em 28 de junho de 1969.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Foi a primeira vez que trans, lésbicas, bissexuais e gays enfrentaram a polícia, mesmo correndo risco de vida e muitos morrendo por isso. Cansados de serem tratados como criminosos pela sociedade e principalmente pelas autoridades, ativistas e militantes LGBTs foram pra cima do camburão de policiais que mais uma vez tentava levá-los presos simplesmente por serem LGBTs e estarem em um bar.

Se você não conhece esta história, saiba mais no vídeo abaixo:

Pois bem. Conforme informou o portal Guia Gay SP, em pleno 2020, 51 anos depois do acontecido, finalmente a polícia de Nova York pediu perdão à comunidade LGBT.

James P. O’Neill, encarregado do departamento de polícia de Nova York falou sobre o assunto: “As ações tomadas por nós estavam erradas. Simples assim”, disse ele.

E continuou: “Seria irresponsável passar por mais um mês do orgulho LGBT e não falar em Stonewall Inn em 1969. Não deveria ter acontecido. As leis eram discriminatórias e opressoras. Por isso, pedimos desculpas”.

A data original do Stonewall, 28 de junho de 1969 é justamente o Dia do Orgulho LGBT. E também por isso, é em junho que acontece maior parte das Paradas LGBTs do mundo. A primeira inclusive, acontecida em Nova York em 1970, foi um protesto pelo aniversário de 1 ano da revolta.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).