Para a Organização Mundial de Saúde, o suicídio atualmente é uma das principais causas de morte no mundo inteiro principalmente entre os jovens. Um suicídio acontece no mundo a cada 40 segundos.

No Brasil, a cada 45 minutos, segundo levantamento de 2017, esta é a quarta causa de morte mais comum, vitimando quase 800 mil pessoas por ano. Já entre jovens LGBTs – que estão “no armário” e escondem sua orientação sexual – existe um risco ainda maior de se apresentar um comportamento suicida.

Com números tão altos de suicídio acontecendo no Brasil e no mundo, o CVV  ( Centro de Valorização da Vida), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram em 2014 o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização a prevenção do suicídio.

Em apoio à iniciativa, o Spotify decidiu criar a playlist “188” com 40 músicas inspiradoras que podem ajudar nos momentos difíceis. Dentre elas estão hits como “Everybody Hurts” do R.E.M, “Shake It Off” da Taylor Swift; “By The Grace Of God” da Katy Perry; “The Great Escape” da Pink; “Carry On da banda “Fun; “Never Give Up” da Sia. “Keep the Faith” do Bon Jovi, “Living For Love” da Madonna.

Claro que nada disso dispensa o acompanhamento médico adequado. Mas se, como diz o ditado, quem canta seus males espanta, toda ajuda é bem vinda, né?

Conheça a lista completa abaixo:

É importante ressaltar que falar é a melhor forma de lidar com o problema. Não tenha medo de conversar com alguém quando você se sentir mal. Você também pode ligar 188 e conversar com um dos voluntários do CVV, ou ainda acessar cvv.org.br para saber mais.

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).