Os World Gay Games (Gay Games) são um evento esportivo international, com o apoio dos comitês olímpicos e as federações esportivas, nacionais e internacionais. De 4 a 12 de agosto 2018, a cidade de Paris será a próxima sede desse grande evento, o Mundial da Diversidade. Disputados desde 1982, os Gay Games devem reunir cerca de 15 mil atletas de 70 países para a disputa de 36 modalidades .

Mesmo sendo chamado de Gay Games, o evento não é direcionado somente ao público Gay. Todos podem participar, independentemente da idade, condição física, religião, nacionalidade e, portanto, orientação sexual. As modalidades se aproximam muito com os Jogos Olímpicos. Algumas são iguais, como vela, tênis, basquete, badminton, etc. Mas também há esportes mais “exóticos”, como boliche ou dança.

O sistema de disputa dos jogos não funciona por meio de classificatórias, e sim de inscrições. Também não há limites para os países.  As delegações brasileiras para os World Gay Games costumavam ser formadas por participantes esporádicos que moravam nos países em que o evento seria realizado. Neste ano, no entanto, surgiu a Espírito Brasil, que vai organizar a participação nacional na competição.

O objetivo da Delegação Espírito Brasil é formar uma delegação brasileira representativa no  mundial e agregar os diversos grupos que sofrem exclusão social: comunidades LGBT, negros, deficientes, mulheres, para formar uma linda e diversificada delegação de cerca 100 atletas e artistas brasileiro/as.

Independente de você ter ou não equipe, é possível integrar a Delegação Brasileira. Para mais informações acesse Gay Games 2018 – Espírito Brasil  e participe.


Veja Também:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).