Uma nova vacina contra o HIV se encontra em testes finais e deve ser testada em humanos pela primeira vez, inclusive no Brasil, a partir do ano que vem. Os testes também acontecerão em Estados Unidos, Argentina, Perú, México, Itália, Espanha e Polônia.

Segundo informações do G1, o estudo contará com 3.800 pessoas dos oito países, principalmente integrantes de grupos de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens e pessoas transexuais entre 18 e 60 anos de idade.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Os voluntários deverão receber, cada um, quatro doses da vacina, que reúne uma seleção de subtipos do HIV afim de estimular respostas do sistema imunológico do corpo contra a maior parte das variações de HIV existentes no mundo.

As duas primeiras doses utilizam uma substância que foi criada a partir de um vírus de resfriado modificado, que não causa a doença, mas induz a resposta imunológica. Outra suas doses são feitas com proteínas do envelope viral de dois tipos de HIV e também provocam o corpo a reagir.

VEJA TAMBÉM:  85% dos soropositivos sofre preconceito nos aplicativos de encontro, revela pesquisa

Muito antes do teste em seres humanos, esta mesma vacina – que vem sendo chamada de Mosaico – já foi testada em ratos e macacos. O medicamento está em estudos há quinze anos. 

“Estamos comprometidos em garantir que os resultados dos testes de vacina contra o HIV sejam generalizáveis para as populações que carregam o maior fardo da infecção pelo HIV”, disse Susan Buchbinder, presidente do protocolo Mosaico e diretora do Bridge HIV no Departamento de Saúde Pública de São Francisco.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).