A secretária de Estado dos Assuntos Europeus defendeu hoje que “não deve haver lugar para a homofobia onde quer que seja na Europa” e que “todos os cidadãos da União Europeia (UE) devem poder viver em liberdade”.

Secretária de Estado em pronunciamento
Secretária de Estado em pronunciamento (Foto: Reprodução/Antonio Pedro Santos)

“Deixem-me ser muito clara desde o início: não deve haver lugar para a homofobia onde quer que seja na Europa. A orientação sexual e a identidade de género são parte de quem somos e ninguém deve sentir a necessidade de esconder a sua verdadeira identidade de maneira a evitar discriminação, ódio ou até violência”, defendeu Ana Paula Zacarias.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus falava na sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) enquanto representante da atual presidência portuguesa do Conselho da UE.

Infelizmente, a discriminação contra pessoas LGBTI persiste, quando procuram casa, cuidados de saúde, serviços sociais, mas também no trabalho e na escola”, apontou.

Segundo O Observador, a secretária de Estado frisou que a atual presidência portuguesa dá uma “grande importância” à integração das pessoas LGBTIQ e que não irá “poupar esforços” para atingir esse objetivo.