A ilustradora Nicolle Sartor criou o guia “Velcro Seguro”, que aborda questões sobre saúde sexual e corpo feminino voltadas a mulheres lésbicas e bissexuais. A cartilha está disponível aqui.

O projeto possui o objetivo de falar sobre educação sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e prazer feminino sem os tabus e preconceitos sociais que rondam o tema. “Ainda é muito difícil falar sobre sexo de maneira aberta, sem que hajam olhares tortos ou censura. Sobre saúde sexual de mulheres lésbicas e bissexuais nem se fala – literalmente”, afirmou a ilustradora em entrevista à Glamour.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Nicolle contou que a iniciativa surgiu após perceber que não existem muitos debates sobre o tema voltados para as mulheres lésbicas e bissexuais, inclusive dentro dos espaços dedicados a comunidade LGBT+.       

“Ainda existe um estigma muito forte em relação à sexualidade das mulheres, principalmente as mulheres que se relacionam sexual e afetivamente com outras mulheres. Depois de realizar uma pesquisa mais aprofundada, em busca de um material governamental que contemple o tema, encontrei uma cartilha no ano de 2007 chamada ‘Chegou a hora de cuidar da saúde'”, revelou.

VEJA TAMBÉM:  Lésbicas são espancadas por “serem bruxas que merecem morrer” em Camarões

“O objetivo do Velcro Seguro, desde o início, foi compilar o máximo de informações da maneira mais didática e acessível possível. Eu vi que um material mais compacto seria a melhor maneira de circular essas informações, tanto no meio online quanto impresso. A ilustração também é algo central no material, já que ainda existe muito preconceito no sexo entre mulheres e seus corpos” informou Nicolle.