E viva a ciência! Uma das mais de 20 vacinas que vem sendo testadas atualmente para ser usada futuramente contra o HIV, teve resultados promissores após os testes da fase 1 em humanos. É a primeira vez que uma vacina contra o HIV em testes chega tão longe e próximo da aprovação (que acontece após a fase 3).

Conforme informou o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, 97% dos participantes conseguiram gerar anticorpos para o HIV, o que é um número alto e extremamente positivo.

Mas vale lembrar que apesar do resultado promissor, os estudos ainda estão em fase 1, sendo administrados em um grupo pequeno de pessoas, neste caso 48 voluntários.

Agora o projeto deve passar para a fase 2, onde será testado em escala maior, novamente usando doses reais e outras placebo. Se aprovado nas fases 2 e 3, como acontece com toda vacina, o medicamento é considerado eficaz e pode ser comercializado e usado pela população enfim.

De qualquer forma, temos motivos pra ficarmos esperançosos, afinal é a primeira vez na história que uma vacina em testes contra o HIV chega tão longe. E tomara que repita o êxito da fase 1 nas próximas fases!

Atualmente mais de 38 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV ou AIDS, sendo que, em 2018 1,7 milhão se contaminou. 33% desta população mundial ainda não tem acesso ao tratamento, o que é preocupante e a principal causa de infecção de outras pessoas.

PrEP: 1 pílula por dia previne contra o HIV. (Foto: Reprodução)
PrEP: 1 pílula por dia previne contra o HIV. (Foto: Reprodução)

Vale ressaltar aqui que, embora a ciência esteja dando passos largos em busca à vacina e também à procura da cura do HIV e hoje a infecção seja controlada, possibilite uma vida normal e não transmissível entre quem se medica e se torna indetectável com a medicação, os métodos de prevenção atuais continuam os mesmos e não dá pra se descuidar! Camisinha, PrEP, PEP, prevenção combinada… há vários modos de se proteger!

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).