Na semana passada, foi revelado que um estudo da UNIFESP conseguiu eliminar totalmente o vírus do HIV do organismo de um paciente, algo inédito no Brasil que nos dá muita esperança.
No Fantástico do último domingo (12), uma reportagem foi mais a fundo no assunto, conversando com o percursor da pesquisa, o o infectologista Ricardo Diaz.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
A revelação foi feita num congresso internacional virtual, com grande nomes do ramo.
“Interrompendo o tratamento a gente percebeu não só que o vírus não voltou, como ele não estava mais em locais onde ele fica normalmente nas células.”
Quando o HIV invade o corpo, ele se conecta, entra nas células de defesa onde libera seu material genético. Assim, consegue se multiplicar. Os remédios usados hoje controlam essa reprodução. Diminuindo assim a quantidade do no corpo e possibilitando uma vida saudável. Mas o HIV que fica adormecido dentro de algumas células.
Neste tratamento proposto pela equipe do professor Diaz, substancias identificam essas células infectadas. Ao mesmo tempo, remédios são usados para matar essas células . E, outros, para estimular a produção de novas células saudáveis.
“Está quase lá. A gente tem que esperar mais 2 anos pra ter um confiança maior pra ver se tudo está seguindo da forma como gente imaginava.”
Clique aqui e veja a reportagem no Globoplay.