Poppers é o nome mais conhecido de um grupo de substâncias da família dos nitratos que se popularizou muito entre os homens gays. 

Inicialmente essas substâncias eram utilizadas como medicamento, pois causam vasodilatação e podem ser utilizados em uma pessoa que está tendo um infarto por exemplo, melhorando assim a oxigenação dos músculos do coração. Atualmente essas substâncias foram substituídas por outras mais modernas, porém seu uso continua para fins recreativos.

No Brasil, sua venda é ilegal. Entretanto, em países como os Estados Unidos e em alguns da Europa sua venda é permitida como “odorizador” ou “limpador de couro”. São vendidos em pequenos frascos de vidro e normalmente são inalados. Por serem bastante voláteis, precisam ser bem tampados e quando abertos fazem um barulho (“POP”), daí vem o nome “Poppers”.

E por que ele se popularizou entre os gays? Além da vasodilatação, os Poppers também causam um relaxamento da musculatura do ânus, facilitando a penetração, e da musculatura da garganta, diminuindo o reflexo de vômito na prática do sexo oral. Além disso, muitos sentem uma sensação de “barato” ou bem estar que dura cerca de 5 minutos. Seria uma maravilha né?

Acontece que como qualquer droga, ela apresenta alguns efeitos colaterais que podem representar sérios riscos à sua saúde:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
  • Já foi associado com alterações na visão, muitas delas irreversíveis;
  • Cianose (boca e mucosas roxas) devido à dificuldade de carregar oxigênio pelos seus glóbulos vermelhos;
  • Dores de cabeça;
  • Rubor e vermelhidão;
  • Quando em contato com a pele ou mucosas podem causar queimaduras;
  • Problemas cardiovasculares, principalmente em quem já tem um histórico de doença no coração;
  • NUNCA usar Poppers junto com medicações utilizadas para impotência sexual, como o sildenafil (Viagra) ou tadalafila (Cialis), pois ambos são também vasodilatadores que, quando associados, podem baixar sua pressão e até causar parada cardiorrespiratória.

Nenhuma substância é isenta de riscos. Não existe nenhum nível seguro para o uso de Poppers, portanto fique ciente dos riscos à sua saúde ao utilizá-lo.

Grande beijo e até o próximo post!