VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O cantor Leandro Buenno, mais conhecido por participar do The Voice Brasil em 2014, revelou recentemente ser portador do vírus do HIV.

Em entrevista ao Uol, Leandro contou que foi diagnosticado em 2017 e teve uma reação bem pacífica, já que convivia com amigos soropositivos.

“Já havia passado por algumas situações com pessoas próximas de mim. Eu era tão forte e sóbrio ao tratar esse assunto com eles que não consegui me colocar num lugar diferente quando a situação foi comigo mesmo.”

Buenno, de 27 anos, é noivo do modelo Rodrigo Malafaia, de 29, que não tem o vírus. Ele ressalta que acha essencial falar sobre o assunto com naturalidade, mas não só entre os amigos e familiares.

“Percebi a necessidade e a responsabilidade de levar isso além. Uma motivação muito grande foi também ver meu amigo e criador de conteúdo LGBTQI+ Lucas Raniel levantando essa discussão e levando informação não só à nossa comunidade, mas a todos que desconhecem e tratam o assunto com tanto estigma e preconceito.”

O artista destacou que contou que era soropositivo antes da primeira relação sexual com o modelo. Eles namoram há um ano e meio.

“Foi tão natural que não lembro exatamente como foi e quando conversamos mais profundamente sobre o assunto. Contei das minhas experiências anteriores com pessoas soropositivas e disse que já entendia bastante sobre o assunto, que não era uma grande questão para mim.”

Leandro afirma que a falta de informação que leva ao preconceito: “Há pessoas não sabem, por exemplo, a diferença entre HIV e AIDS. E isso é realmente assustador”. 

Para quem não sabe, o HIV é o vírus e a AIDS a manifestação dele como doença. Muitas pessoas carregam o HIV, mas nunca nem chegaram a ter AIDS, por causa do tratamento correto, que inclusive é ofertado pelo SUS de forma gratuita.

O cantor relembrou da forma grotesca que o presidente Jair Bolsonaro se referiu aos soropositivos. Ele se diz totalmente a favor que os portadores do vírus falem abertamente sobre o assunto, para desmitificar preconceitos.

“Como é triste ver a falta de empatia e a falta de consideração com que o nosso governo trata o assunto, tentando cada vez mais marginalizar e distanciar a população de um tema que sempre foi presente na sociedade.”

Depois que descobriu a infecção, Leandro Buenno partiu para uma vida mais saudável: “Parei de fumar, faço exames e cuido da minha saúde de forma muito mais regular e rotineira“.

O cantor conta que sua carga viral está perto de 0% e está conseguindo se manter indetectável com o tratamento ofertado pelo SUS. Ele apenas toma dois comprimidos antes de dormir e conta que não sofre nenhum efeito colateral.

Leandro e Rodrigo tiveram que remarcara o casamento, que ocorreria no dia 20 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. A festa para 250 convidados será remarcada assim que possível.

“Nossa união vai reunir arrecadações para a instituição Casa Esperança, que cuida de pessoas com HIV em situação vulnerável. Pedimos a todos os nossos convidados que contribuam com 15 kg de alimento não perecível.”

Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.