A Austrália acaba de atingir um novo recorde em relação ao baixo número de transmissões de HIV. Desde o início dos registros de novos casos anuais de HIV, em 2001, 2018 é o ano onde se viu o menor índice de novos casos.

Segundo noticiado pelo portal GayStarNews, a queda chega a 30% analisando o recorte entre homens que fazem sexo com homens nos últimos cinco anos. Em números gerais e considerando a população heterossexual, o número é 23%.

A responsabilidade da queda se dá principalmente pelo investimento do governo em novas formas de prevenção ao HIV, como a PrEP, cuja aderência tem aumentado ano a ano. De abril a dezembro do ano passado, estima-se que 18.530 indivíduos iniciaram a PrEP subsidiada pelo governo. Aproximadamente 41% dos homens gays em alto risco estavam tomando PrEP em 2017.

“Apesar de termos registrado reduções nos números de novos casos ano a ano, é inegável a melhora nestes índices após a adoção da PrEP”, disse Rebecca Guy, chefe do Programa de Vigilância, Avaliação e Pesquisa do Instituto Kirby.

“A introdução da PrEP na Austrália, em um cenário de alta e crescente testagem e tratamento para o HIV, transformou a epidemia de HIV em homens gays e bissexuais em todo o país”, disse Andrew Grulich, professor do Instituto Kirby.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Mas Grulich também alertou que, para o declínio continuar, a cobertura da PrEP precisa ser significativamente maior. O Instituto Kirby estima que 75% precisam estar na PrEP para eliminar a transmissão na Austrália.

O relatório não revela declínios entre as populações heterossexuais, que agora representam 25% das novas infecções.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).