ATENÇÃO ANTES DE LER A NOTÍCIA: O caminho para a cura ou vacina para o HIV está sendo explorado há décadas por cientistas. Mas é importante lembrar que notícias que indicam que este caminho felizmente está avançando, como esta, não significam que você possa parar de tomar seus medicamentos ou que deva abrir mão de medidas de prevenção de contágio como camisinha e/ou PrEP na sua vida, pelo menos por um bom tempo ainda. Todas as descobertas científicas e médicas levam anos até serem estudadas, testadas, aprovadas, e por fim, comercializadas. Tá bom? Temos muito a comemorar sim e principalmente esperar, mas não podemos deixar a responsabilidade de lado! Agora sim, pode ler a matéria.

Uma possível cura para o HIV, desenvolvida pela American Gene Technologies, recebeu autorização da Food and Drug Administration (a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) para a primeira fase de testes em seres humanos. A notícia foi revelada primeiramente pela publicação científica norte-americana Outsourcing Pharma.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
VEJA TAMBÉM:  As 4 perguntas mais frequentes sobre a PrEP e a PEP

“Esta é uma notícia importante de que temos a aprovação do FDA para lançar a fase I e conduzir nossos primeiros testes em humanos”, disse David Pauza, Diretor de Ciência da AGT anunciando a novidade.

Ele completou: “Estamos muito entusiasmados para alcançar este marco. Isso nos aproxima do nosso objetivo de transformar vidas com a medicina genética”.

Pauza disse ainda que, com base em “execuções bem-sucedidas em escala comercial” da nova terapia, há “altas chances do medicamento ser eficaz” por tudo que se analisou até agora nos estudos.

A droga, chamada AGT103-T, é uma terapia genética de dose única baseada em vetores lentivirais desenvolvida para eliminar o HIV. Ele faz isso reparando os danos ao sistema imunológico e auxiliando as respostas naturais do corpo para controlar o vírus.

Isso é feito por meio de um processo de 11 dias de aumento das células T que combatem o HIV e aumentando sua taxa de sobrevivência em um corpo infectado pelo HIV.

VEJA TAMBÉM:  Pessoas vivendo com HIV entram na fila da vacina contra Covid-19 na Inglaterra

Os testes devem começar em setembro de 2020 nas Universidades de Maryland, Washington e Georgetown. Notícias e atualizações sobre os testes devem começar a sair no final do ano.

De acordo com a UNAIDS, mais de 38 milhões de pessoas vivem atualmente com o HIV.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).