Na Escócia, no Reino Unido, foi revelado que o número de resultados positivos para testes te HIV caiu 43% nas clínicas de saúde. A notícia animadora tem uma causa principal: vem após a implementação da PrEP em larga escala no território do país. No geral, novos casos no país já caíram 20%.

“Mostramos que é possível alcançar reduções importantes na incidência de HIV em homens que fazem sexo com homens quando a PrEP é implementada na rotina de atendimento”, afirmaram os pesquisadores ao AIDSMAP.

“Nossas descobertas sugerem que a PrEP pode dar uma contribuição mais ampla, juntamente com outras intervenções de prevenção, na redução do risco de HIV na população para aqueles que não estão sob PrEP.”

O levantamento lembrou que aqueles que usaram o remédio preventivo ao HIV também beneficiaram seus parceiros sexuais, o que ajuda a explicar a queda entre não usuários de PrEP no país. Ou seja, os usuários de PrEP acabam protegendo a si e também aos parceiros com quem se relacionam de infecções por HIV.

A medicação é administrada gratuitamente em todo o país, em toda a Escócia, aumentando progressivamente a distribuição e acesso desde 2017.

Saiba mais sobre a PrEP nos vídeos do Põe Na Roda abaixo:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).