Por mais que pareça óbvio, é preciso lembrar que a higiene do pênis é fundamental por diversos motivos. Principalmente, porque ainda que muitos homens – ou mulheres trans – saibam que é preciso lavar o membro todos os dias, alguns não fazem isso da forma correta.

Conforme explica o Dr. Aguinaldo Nardi, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, muitos homens acreditam que estão fazendo a higienização adequada do pênis durante o banho, mas podem estar se esquecendo de detalhes simples.

“A limpeza envolve puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande, passar água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada”, diz o médico.

E completa: “A essa gordura, damos o nome de esmegma. Ela é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas, e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local”, orienta.

Resultado de imagem para Dr. Aguinaldo Nardi
Dr. Aguinaldo Nardi

Segundo dados do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, todos os anos, cerca de 1600 homens precisam amputar o pênis parcial ou totalmente no Brasil, devido ao câncer de pênis. Doença que, pode ser facilmente prevenida com o uso de água e sabão.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Há uma forte associação entre a presença do prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) e o surgimento do câncer peniano. Além disso, as DSTs caminham lado a lado com este tipo de câncer”, alerta o urologista.